Notícias

Congresso apresentará as sete principais teorias de combate a fraudes

252views

No próximo dia 26 de setembro, um dos mais respeitados profissionais de auditoria da América Latina falará a um público de cerca de 700 auditores sobre o complexo desafio de mitigar fraudes. O equatoriano Jorge Badillo comandará uma das principais palestras da 37a edição do Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna, evento que acontecerá na capital paulista.

Presidente da Fundação Latinoamericana de Auditores Internos, o executivo trará os resultados de um estudo minucioso realizado com experts internacionais que identificaram as setes teorias centrais para que se conheça, entenda e combata uma fraude, seja no âmbito corporativo ou governamental.

Uma delas é a teoria de Inteligência e Contra-Inteligência, que indica a importância em obter e proteger a informação do inimigo, ou seja, aquele que estaria cometendo ou planejando uma fraude. “A ideia é promover uma viagem à essência do problema, com soluções práticas capazes de reduzir, significativamente, os índices de desvios de condutas em corporações”, antecipa Badillo.

O executivo também vem ao Brasil para confirmar o quadro positivo da carreira na América Latina, onde persiste a tendência de elevação na procura por auditores internos. “Para Andre Marini, presidente do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – IIA Brasil (entidade organizadora do Conbrai), a participação de Badillo ampliará o debate sobre o combate a fraudes nas Américas. “Ele trará resultados de um estudo relevante e a confirmação de que a profissão está com alta demanda também nos países vizinhos e na América Central”, comenta Marini.

A expectativa é que o Conbrai deste ano seja o maior evento da carreira já realizado no país, com centenas de auditores jáconfirmados nas mais de 30 palestras desenvolvidas pelos organizadores.