Notícias

Apex-Brasil fortalece a internacionalização de franquias brasileiras

566views

Agência realizará workshop em São Paulo e, em janeiro, parte com empresários
para os Estados Unidos, um dos principais mercados para o setor

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realiza em São Paulo, no dia 08 de novembro, uma oficina sobre internacionalização de franquias brasileiras. O evento funciona como preparação para uma missão aos Estados Unidos que será realizada em janeiro de 2017 e que levará entre 15 e 20 empresas nacionais para visitas técnicas, seminários e rodadas de negócios com fornecedores norte-americanos. Em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a Apex-Brasil já vem trabalhando com franqueadores brasileiros já estruturados para levar suas marcas ao exterior.

O mercado norte-americano tem grande destaque para o setor de franquias e é um grande benchmarking para empresas brasileiras do setor. O Brasil tem, atualmente, 37 marcas de franquias estabelecidas nos EUA e, além delas, 67% das empresas do Projeto Setorial desenvolvido em parceria entre a Apex-Brasil e a ABF vão começar ou estão começando a expansão internacional, e buscam o mercado dos EUA ou dos demais vizinhos nas Américas. Estudos da International Franchising Association indicam que o PIB do setor de franchising nos Estados Unidos cresce, em média, 20% mais rápido do que o PIB total do país e atualmente contribui com cerca de 3% de todas as riquezas geradas nos EUA.

“Queremos ajudar as empresas de franquias a construir uma estratégia de internacionalização que dê sustentabilidade para seus planos de expansão internacional no médio e longo prazos. Nossa experiência atendendo clientes na internacionalização mostra que não existem projetos que deem retorno na expansão internacional com menos de três a cinco anos, por isso essa construção é tão importante”, detalha o coordenador de Internacionalização da Apex-Brasil, Juarez Leal.

 

CAPACITAÇÃO

Entre os conteúdos que serão abordados na oficina está a apresentação das oportunidades de internacionalização oferecidas pela Agência e orientações sobre como construir um bom plano de expansão internacional. “Estamos reunindo os executivos responsáveis pela expansão das franquias e vamos oferecer a eles as informações mais importantes e estratégicas para que formulem um bom plano para levarem suas marcas ao exterior”, explica Vinícius Estrela, analista de internacionalização da Apex-Brasil. Por ser uma etapa avançada na trilha rumo ao exterior, apenas empresas que já participaram de ações de internacionalização ou capacitação oferecidas pela Agência participarão dessas iniciativas.

Portanto, de cerca de 40 participantes, a expectativa é que a missão seja composta por metade dessas empresas. “Quando uma empresa faz parte das nossas iniciativas elas recebem um diagnóstico que identifica o que falta para aumentar as chances de sucesso na expansão internacional. Essa avaliação é um pré-requisito para participação na oficina e, por conseguinte, da missão. A intenção é que essas marcas cheguem aos Estados Unidos com capacidade para negociar com fornecedores locais e já iniciarem sua expansão”, detalha Estrela.

 

MAIS AGENDAS

Além da oficina sobre internacionalização de franquias, a agenda da Apex-Brasil em São Paulo inclui ainda uma oficina multissetorial sobre expansão internacional. A intenção da Agência, neste caso específico, não é preparar os empresários para uma missão, mas mostrar a eles tudo que é oferecido para apoiar as empresas nacionais em sua chegada ao exterior, os serviços oferecidos nos escritórios estrangeiros da Apex-Brasil e sensibilizar o empresariado para a possibilidade de iniciarem operações internacionais de suas empresas. Este já é um estágio avançado no processo de exportação, quando a empresa já tem maturidade suficiente nos processos para iniciar uma operação no exterior por meio de parceiros ou estrutura própria.

 

SERVIÇO

Workshop de Internacionalização de Franquias Brasileiras

DATA: Terça-feira, 08 de novembro

HORA: 8h30 – 18h

LOCAL: Sede da Associação Brasileira de Franchising – Avenida das Nações, 10989, 11º Andar, Conjunto 112, Vila Olímpia (São Paulo)

 

Mais informações

imprensa@apexbrasil.com.br

(61) 3426.0775