Notícias

Destaque: Cecília Rima, diretora de feiras da Abup apresenta primeira edição da Feira em 2017 e as projeções de mercado

611views

De hoje (5/02) até dia 8/02/17 acontece a Abup  Móvel,  a feira  abre o calendário da Associação Brasileira de Utilidades e Presentes (Abup) e dá o tom ao setor moveleiro. A Abup é uma instituição sem fins lucrativos, formada por um grupo de empresas que atuam nos segmentos de decoração, presentes, mobiliários, têxtil e utilidades do lar.

A entidade incentiva novos negócios a partir da participação de expositores em suas feiras com um investimento reduzido. Isso faz a diferença, porque o setor moveleiro foi altamente impactado pela crise econômica.  O tom do setor é de recuperação. A Abup Móvel é uma feira B2B, onde profissionais e especialistas do setor participam para fechar negócios. As projeções de mercado estão otimistas, entidades e publicações especializadas indicam que o setor deve movimentar R$ 40 bilhões, adicionando o atacado e varejo.

Confira abaixo entrevista com Cecilia Rima, diretora de Feiras da Abup:

 

Quais as principais tendências do mercado moveleiro para 2017?

Analisando os produtos que estão sendo trazidos pela maioria de nossos expositores, está marcante a presença de tons de azul, verde, marsala e novas tonalidades de madeira substituindo cores mais claras por laca, o cobre também vem se firmando já há algum tempo. Percebemos também estofamentos e almofadas com estampas marítimas, cordas de sisal, muitos detalhes em couro, muitos tecidos geométricos. O mobiliário de madeira com linhas retas e orgânicas também está presente, a volta da fórmica é bem visível, outra novidade marcante está em agregar mármores (nero, marchina, carrara, e principalmente o verde alpes) com madeira e aço carbono, sofás e poltronas com linhas retas e pés totalmente revestidos ou agregando aço carbono.

 

No mercado de feiras e eventos , há diferenciais de ser expositor da Abup ? Se sim, quais são os critérios e vantagens para os novos expositores?

A ABUP é referência há mais de 20 anos em feiras de decoração, utilidades, presentes, móveis e artigos têxteis para casa, sempre com o objetivo de ter um evento de nível alto, desde a organização e apresentação do feira e principalmente no diferencial dos produtos dos expositores, temos uma rigorosa curadoria proposta pelos próprios associados para cada nova empresa que deseja expor, de forma que exista uma harmonia e equilíbrio e que realmente possamos agregar qualidade e diferencial em um evento que sempre obtém grande visitação, fazendo parte do calendário obrigatório dos principais revendedores do país e de muitos do exterior.

 

Quanto o setor de moveis movimentara em 2017. Quais as expectativas ? E se   serão apresentadas parcerias estratégicas para o setor?

A maior parte das publicações especializadas projeta algo próximo de 40 bilhões de reais entre atacado e varejo. A expectativa é de recuperação do setor que sofreu muito em 2015 e 2016.

 

Quanto o setor de moveis movimentara em 2017. Quais as expectativas ? E se   serão apresentadas parcerias estratégicas para o setor?

Quanto as parcerias, os nossos eventos são um grande catalisador de possibilidades, estamos trabalhando a internacionalização das marcas de nossos associados por intermédio de nossas feiras e em parceria com outras associações. Também temos sólidas relações com associações que representam lojistas. Fazemos sempre um intenso trabalho na valorização dos autores das peças desenvolvidas procurando mostrar o conteúdo intelectual do trabalho das empresas, ressaltando as tendências e inovações. Vemos também como importante parceria, a presença forte da mídia junto aos nossos associados nos eventos, que possibilita acesso dos mais diversos veículos de imprensa as mais recentes e relevantes inovações que os nossos expositores estão propondo para o mercado.

 

Por Luciana Piris