Notícias

Tendência dos cosméticos sem gênero, soluções em cosméticos para crianças e gestantes, cosméticos naturais e palestras sobre o consumo dos millenials estão na FCE Cosmetique

1.38Kviews

A 23ª edição da FCE Cosmetique, principal plataforma de negócios do setor de cosméticos da América Latina, é a única feira que abrange todas as etapas no desenvolvimento e produção de cosméticos, apresentando das matérias-primas, embalagens e maquinários aos acessórios, fragrâncias e serviços. O evento acontece de 22 a 24 de maio no São Paulo Expo e é organizado pela NürnbergMesse Brasil.

 Veja os principais destaques!

Soluções em cosméticos para gestantes e crianças 

Uma das atrações da Arena do Conhecimento da FCE Cosmetique será a palestra sobre cosméticos para gestantes e crianças. Lucas Portilho, farmacêutico e especialista em cosmetologia que participará do evento, alerta para os riscos que envolvem os produtos para remover manchas da pele, muito usados por mulheres durante a gestação. “As fragrâncias e conservantes são os principais alergênicos que devem ser evitados por grávidas, assim como as tinturas”, acrescenta Portilho.

Com relação às crianças, o farmacêutico chama atenção para o fato de a pele delas ainda estar em formação. “Uma pele com barreira bem formada previne o aparecimento de doenças, e algumas substâncias utilizadas em produtos cosméticos podem alterar e danificar essa barreira.”

A palestra de Lucas Portilho será no dia 22/05, às 18h30.

A programação completa do Congresso está disponível aqui

Dado de mercado

Fonte: Mintel

Relatório Produtos de Higiene Pessoal para Bebês e Crianças (outubro de 2015): 24% dos pais com filhos entre 0 e 12 anos disseram buscar como benefício produtos de higiene infantil que sejam feitos com ingredientes orgânicos e/ou naturais.

Cosméticos sem gênero

 A indústria de cosméticos desenvolve, cada vez mais, diferentes métodos para criar produtos genderless, ou seja, capazes de atender masculino e feminino de maneira igual.

“É um mercado promissor não apenas na América Latina, mas a nível global. As novas gerações assimilaram os códigos de verdadeira liberdade, em que não há perguntas sobre o gênero”, comenta o farmacêutico e cientista-sênior da Belcorp, John Jimenez. Baseada no Peru, a companhia comercializa produtos em toda a América Latina, Brasil incluso.

Para ele, a tendência está em pleno crescimento em diversos setores, como a moda, e por isso, não poderia estar de fora da indústria cosmética. “A linha entre gêneros está se tornando mais tênue, estamos diante de uma mudança cultural”. Essa transformação está influenciando também a maneira como as indústrias pensam novos produtos.

John Jimenez será palestrante da FCE Cosmetique e falará no dia 24 de maio, às 9h30, durante o 31º Congresso Brasileiro de Cosmetologia.

Cosméticos desenvolvidos com ingredientes naturais

 Ativos naturais e sustentáveis são os grandes destaques dos cosméticos dos próximos anos. Isso é o que mostram as novidades apresentadas pelas grandes fabricantes de insumos para esse setor na Europa. Na América Latina, essas tendências estarão na FCE Cosmetique.

A Química Anastacio, por exemplo, tem como destaque o Purester, derivado de ésteres vegetais para linha de personal care. Os benefícios são variados, como estabilidade na emulsão, baixo teor de iodo – o que proporciona uma boa química na estabilização térmica – promove uma sensação aveludada na formulação, remetendo ao talco.

A Symrise apresenta o SymControl™ Care, ingrediente marinho para pele sensível e oleosa. Desenvolvido com uma microalga mediterrânea, proveniente de produção sustentável, o insumo regula a produção de sebo e fortalece a barreira da pele, órgão que, no dia a dia, está exposto a inúmeras influências internas e externas, como dieta pobre, estresse, sujeira e raios ultravioletas.

A Nanovetores, que desenvolve ativos encapsulados de alta performance para as indústrias cosmética, farmacêutica e têxtil. A tecnologia é totalmente verde, e permite o encapsulamento de ativos nos tamanhos micro e nanométrico, conferindo proteção e maior estabilidade às formulações cosméticas, bem como eficácia e segurança para os usuários finais.

Você encontrará essas atrações na feira. Os congressos começam às 8h e a área de exposição abre às 13h. Consulte a programação completa em https://www.fcecosmetique.com.br/pt

 

Serviço

Data: 22 a 24/05

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo – Brasil